Quem sou

Meu nome é Heloisa Helena Cunha Marques e sou Professora Aposentada do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará.

Sou casada, tenho três filhos e sou avó de seis netinhos. Minha neta mais velha está se incumbindo de me elevar à categoria de bisavó.

Aprendi a gostar da Natureza no Sítio Boqueirão em Pacatuba no Ceará. Meu pai, que morreu em março deste ano aos 95 anos, me ensinou a olhar para cima e reconhecer as estrelas, lia para nós as histórias dos grandes descobrimentos e as dos deuses, túmulos e sábios… Acho que foi nessa época que o sonho e a aventura se casaram em mim… Sonhava em percorrer as estradas do continente americano, de Ushuaia ?  o Fim do Mundo  ?  ao Alaska, e contar histórias sobre essa experiência.

Enquanto casava, me graduava, pós graduava, virava professora, criava os filhos, o sonho esteve guardado. O tempo começou a passar e, beirando os sessenta anos, achei que era chegada a hora de partir antes que fosse tarde. Foi assim que nasceu o Avós no Terceiro Milênio.

Desde 2000, quando sozinha, em quatro meses percorri toda a Patagônia, tenho explorado, no meu Jipe Troller, as vezes só, com meu marido, uma ou mais irmãs, esse continente espetacular, descobrindo seus segredos e desvendando os meus.

Tenho vivido situações muito diferentes do meu dia-a-dia. Dificuldades jamais enfrentadas. Ficar cara a cara com a possibilidade de fracasso, o medo e com as minhas reações em momentos mais complicados foi uma tremenda contribuição para que hoje eu tenha uma noção muito mais clara dos meus limites e, talvez por isso, me sinta bem mais cômoda comigo mesma.

Até agora sou assim.

32 respostas a Quem sou

  1. Lauro Oliveira Viana disse:

    Gostaria de externar minha admiração pela Sra e sua viagens. Sou seu fã. Fiz mestrado em Administração na Unifor, e meu orientador, Dr. Francisco Correia me falou que foi cliente de seu marido, e salvo engano é de seu filho (dentista). Adoro viajar, e adoro jeeps, vem também daí mais satisfação em ler sobre suas viagens e adoro sua visão poética sobre a vida e sobre o que vê nos roteiros. Gostaria de parabenizá-la pela iniciativa e a Sra inspira outras viajantes, como eu e várias pessoas que indiquei seu site e sua história. Parabéns, Lauro Viana, de Teresina (PI).

  2. Renato Florentino disse:

    Olá Heloísa, eu sou o Renato de Portugal, amigo da Lúcia, que estive aí convosco em quando chegou do Alaska.
    Fiquei muito triste de saber do Miguel… foi uma das pessoas mais interessantes que tive o privilégio de conhecer. A marca dele ficará para sempre gravada em mim numa frase dele – “As minhas filhas viajam por meus olhos”
    Beijos a todos
    Renato

  3. osni disse:

    Sra. Heloisa Cunha, saiba que sou um grande admirador seu, pelo simples fato de que foi capaz de realizar uma grande viagem ao alaska, que inclusive é meu sonho, porém pretendo ir até Ushuaia e seguir rumo norte até o alaska, não sei quando realizarei, unicamente pela falta de dinheiro e também do tempo, mas tenho certeza que realizarei. Saiba que sinto como se eu estivesse viajando contigo quando leio o seu relato e visualizo as fotos. Gostaria de lhe dar meus parabéns e dizer que tanto a Sra. quanto as pessoas que já fizeram esta viagem, não importando os meios de locomoção, todos tem a nminha mais completa admiração. Muito obrigado.

  4. Raquel disse:

    Para mim vc é uma inspiração, tenho esse sonho de exploradora, que no momento não é tão viável por ser trabalhadora e mãe, vou fazendo o que dá… Mas com seu exemplo dá pra encarar a idade e a aposentaria como uma perspectiva BEM mais agradável e dá pra entender que faço bem em acalentar os meus sonhos, eles sempre podem se realizar. Beijos, com admiração.

  5. Luiza Helena Rodrigues disse:

    Que bom, que bom, que bom…sempre ouvi das colegas que a aposentadoria levava ao tédio. Me aposentei em março (professora)e acabei de voltar de uma expedição ao Jalapão, que demais! nem minha artrose me impediu de subir as dunas, nadar nas incríveis cachoeiras e percorrer as mais duras estradas de chão para conhecer essa belezura. Não vou parar, ainda mais depois de seus relatos, também sou avó de cinco netinhos, eles que se cuidem porque aí vou eu!

  6. oi heloisa,como vc esta?estamos com saudades…Eu e a Claudia e os meninos fomos para a Africa, adoramos! estarei com exposicao no final de novembro sera que vc conseque vir pra sao paulo?vai pensando….mandarei convite, tera livro tambem!Aqui no estudio eu e o Sabino quase produzimos fotos para troler, lembramos muito de vc…..

    beijos

    rafa costa

    • Heloisa disse:

      Pois é Rafael só agora vi que não havia respondido. O tempo passou, você já me enviou o convite para a exposição, que, com certeza estará lindissima. E o livro? Quero comprar! Toda vez que me lembro do trekking no Butão me lembro da sua parafernália fotográfica ou então daquele lance você ligando o flash à noite para te localizarem, ah, ah, perdido na trilha! Boas lembranças. E a Claudia e os meninos gostaram da África? Olha só que coincidência: em julho faremos um off road no Deserto da Namíbia, com extensão ao Parque Krugger e Cape Town. Alugaremos o 4×4 em Windhoek. Alguma sugestão? Tudo de bom para vocês. Muito sucesso na exposição. Me fala do livro. Bj Heloisa

  7. Paulino disse:

    Oi, Heloisa…

    Tendo retornado de viagem na ultima 3a.feira( 26/06),após o nosso tour pelos Balcãs, somente agora tenho a oportunidade, com mais calma e tranquilidade, de acessar o seu blog e ‘ saborear ‘ seus relatos de viagens e história de vida.
    Fascinante!
    Parabéns!!!!

    abraços, Paulino

  8. Oi Heloisa! Fiquei fascinada com a sua experiência de vida, também amo viajar, acho que é o nosso maior tesouro e sempre que posso também pego o mundo. Lembro-me que você passou por Goiás, a um tempo atrás, veio rever as suas raizes goianas. Sou prima da Marilourdes, esposa de Orley.
    Parebéns!! Quero participar do seu blog!
    Abraços

  9. Caue disse:

    Olá Heloisa, primeiramente parabéns pela coragem e determinação para atingir seus objetivos! Durante a Copa percorri pelo Brasil cerca de 6 mil km e tomei gosto pela coisa, estou planejando uma viagem para os Estados Unidos ano que vem, também de carro e gostaria de algumas dicas, principalmente no que tange questões legais, se houve alguma dificuldade em especial e quais seriam suas recomendações para que planeja ir com um Carro de placa brasileira para lá? Como foi o procedimento para passar pelo Canal do Panamá, ouvi relatos de que é prática comum lá roubarem as pessoas na balsa.

  10. Adalberto Alves Reisdörfer disse:

    Olá Heloísa, tudo bem ? Acabei de ler sobre a tua vida no site do uol, e quero te parabenizar. Tenho 50 anos e vivo em Florianópolis. Fiz minha primeira viagem longa após casar com minha ESPOSA que é de Tauá-CE. Ainda não tenho condições de viajar longe de carro, principalmente de jipe, mas não faltará oportunidade.Que Deus te dê muita saúde e sorte para que tu continues a viajar, pois quanto mais viajarmos, mais valorizamos esta vida.

    Um abraço.
    BETO.

  11. Cida disse:

    Heloisa, que história emocionante. Nossa espero um dia seguir o seu exemplo e também colocar o pé na estrada e me aventurar por lugares desconhecidos de carro. Adorei dirigir na África do Sul. Adoro viajar com amigos. Que você continue curtindo e se aventurando por lugares incríveis. Saúde e alegrias para você.
    Beijos, Cida (Rio de Janeiro).

  12. Margarida disse:

    Seu nome: Margarida
    Mensagem: Ola.10 sua iniciativa de aproveitar a vida viajando!Trabalhei com uma senhora de quase 70 anos que havia viajado o mundo,foi solteira muito tempo e não teve filhos eaproveitava a liberdade.Casou-se após os 50 anos com um taxista português que conheceu em Portugal e só aceitou casar-se com ele sob a condição de viajarem sempre.Ela me deu o conselho mais valioso que eu poderia receber:aproveite sua vida,viaje,não se prenda a quem não curte as mesmas coisas que você.E,naquela época,eu sai em uma viagem pelo nordeste do Brasil com uma amiga,fomos de Natal a Salvador e passamos 1 mês nessa viagem.De lá pra cá fui mordida por esse bichinho do viajante.Ano passado encarei viajar sozinha,fui pra Buenos Aires confiando nas minhas aulas de espanhol de 15 anos atrás e me dei bem.Em dezembro 2013 encarei o Atacama sozinha – era meu sonho conhecer o deserto.Foi a melhor experiência da minha vida,estar sozinha em meio ao deserto me deu ao contrário da sensação de pequenez,a sensação de ser grandiosa e vencedora – de meus medos e inseguranças.Voltei outra pessoa.O ano de 2013 foi um divisor de águas na minha vida.Tenho 38 anos e meu sonho é também ao me aposentar cair no mundo.Tenho um desafio pela frente:voltar a estudar inglês pra ganhar um mínimo de confiança pra encarar outros países e continentes.Parabens pela sua história e por fazer eu me enxergar e me perceber alguém que pode muito ainda.Obrigada!Beijos Margarida.

  13. Rodrigo Teodoro Lima disse:

    Também recomendo a voce o filme Na Natureza selvagem.

  14. dirce disse:

    Boa noite Heloisa,
    fico encantada com essa idéia sua de seguir pelo mundo atras dos seus sonhos…uma vida inteira falo isso para minhas filhas, mas sempre ressaltando que gostaria de viajar em companhia de alguém para que no momento de euforia vendo coisas lindas pudesse naquele mesmo momento compartilhar….Já fiz algumas viagens, mas como uma turista normal, conhecendo algumas coisas nesse mundo, nada comparado a sua bela aventura….Se alguem dia quiser companhia ficarei muito honrada e grata se puder acompanha-la….Só hoje fiquei te conhecendo através de uma postagem no face…..Obrigada pela oportunidade de te conhecer….

  15. Maria Eduarda disse:

    Boa tarde Heloísa,
    te admiro muito !! Sou igual você, pois, adoro viajar!!
    Gosto muito de suas viagens!
    Acredito que você é respeitada por todos !
    Oque mais me encanta é a sua coragem , pois você não é uma das quelas senhoras que fica sentada na cadeira vendo o tempo passar , você é aventureira , gosta de se divertir e aproveita a vida !
    Te admiro muito !
    beijos

  16. HELOISA CUNHA, JA ESTOU COM 65 ANOS SEMPRE COM ESPIRITO AVENTUREIRO, ME OUSEI ALGUMAS VEZES, MAS VALEU A PENA, AGORA CONSEGUI COMPRAR UM PEQUENO JIPE (JIMNY, ZERO )NAO TENHA DUVIDA O BICHINO VAI SEGUIR A SUA TRILHA, PARABENS PELO DIARIO MUITO COMPLETO, PRETENDO SAIR DE PAULINIA S.P. RUMO AO FIM DO MUNDO,(2015), OBRIGADO MAIS UMA VEZ POR SUA INSPIRAÇAO ERA SO QUE FALTAVA ( AGORA VOU E NIMGUEM TASCA) UBIRAJARA.

  17. Heloisa disse:

    Ok Luiz Fernando, pode escrever. Heloisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>