23 de nov

Gran Teton no inverno-Wyoming-EUA

O esplendoroso Grand Teton(Wyoming)

muita neve no gran teton eua 300x225 O esplendoroso Grand Teton(Wyoming)

Depois do festival de chifres, jantamos e fizemos um planejamento para os próximos dias.

Saímos para o Centro de Visitantes que fica na entrada do National Elk Refuge (entendemos que Elks são os alces). Fizemos uma visita e partimos para as montanhas pela estrada do Parque. O tempo estava meio nublado, esfriando, e as montanhas muito nevadas. Os lindos lagos ainda bem congelados. É uma estrada liiinda que cruza todo o Parque no sentido do Yellowstone seu vizinho ao norte, bem mais badalado. Além das montanhas e lagos, sempre há um alce, um moose ou manadas de bisões e, no ar, uma águia. De uma maneira prática a diferença entre um Elk e um Moose está nos chifres e na compleição. Os Elks, os usados nos trenós de Papai Noel, têm os chifres bem esgalhados e o Moose, como palmas. Os Mooses são bem maiores e mais fortes, quase como um burro grande. O Gran Teton esteve sempre à vista, muito nevado e sem deixar ver os cumes. Uma pena! Mas mesmo assim soberbo! Com o frio aumentando e, quase sem sair do carro, a Cristina foi me contando que o Parque estava completamente diferente daquele que ela havia conhecido em setembro de 2007. Não havia neve. Que atravessara o Jenny Lake de barco e fizera uma linda caminhada entre as montanhas. Ela me disse que aquele lago é totalmente azul. Deve ser muito bonito mesmo. Uma beleza diferente daquela que estávamos apreciando. Nessa tarde mal conseguimos sair do carro. Nem um “Mexican Chocolate” muy caliente no South Jenny Lake no Visitor Center conseguiu esquentar-nos. Voltamos ao hotel. Ótima dormida! Na manhã seguinte tivemos a impressão de que o sol iria dar as caras. Após um breakfast improvisado (café, chocolate, pão, queijo, suco de laranja e iogurte, coisas que sempre temos no carro), seguimos para o Parque e assim aproveitarmos o solzinho. Com sol ou sem sol o Grand Teton é espetacular! As montanhas muito altas, geleiras e sulcos muito profundos fazem um contraste com a planície de lagos tranquilos que funcionam como espelhos. Quem sabe eu volte em um verão qualquer?

Nos Centros de Visitantes nos chamaram atenção a quantidade de pinturas, postais, desenhos e fotos de uma casa de madeira, na planície, tendo atrás o Grand Teton.. As fotos sempre tomadas ao amanhecer ou ao pôr do sol, conferem à madeira uma coloração avermelhada de efeito muito bonito. Resolvemos saber que casa tão fotografada era aquela. Com todas as informações tomamos outra estrada, ainda no Parque, para a Comunidade Mormon Row citada como um Historic District. Estacionamos o carro e fizemos uma longa caminhada. Ao vermos que, com o carro, poderíamos estacionar um pouco mais perto demos meia volta até pertinho da tal casinha. Fizemos um pic nic e partimos para um reconhecimento. Um pequeno conjunto de casas. Aprendemos que, por volta de 1890, com a promessa do Governo de doar terras a quem morasse por mais de cinco anos, construindo, cultivando se tornaria dono daquelas terras. Cinco famílias Mórmons se deslocaram de Utah para o Gran Teton passando a morar ali. Acho, que o verão devia ser esplendoroso mas, a vida no inverno bem difícil. Quando o Parque foi criado as famílias indenizadas se mudaram e, hoje, suas casas remanescentes podem ser visitadas (só por fora, por segurança). A casinha vermelha ao pôr do sol, juntamente com uma de alvenaria, com pintura salmão, pertenceram à John & Bartha Moulton. O tempo estava bom, nada de céu limpo, deu para andar ao redor mas…que decepção!, nossas fotos não foram iluminadas pelo sol. Fazer o quê?

casa mormon no gran teton eua2 300x225 O esplendoroso Grand Teton(Wyoming)

Casa Mórmon no Gran Teton-EUA

De volta a Jackson ainda demos uma passeada pela cidade, abastecemos o carro, tiramos dinheiro e nos preparamos para percorrer a mesma estrada do Parque (nenhum sacrifício, diga-se de passagem) no rumo do Yellowstone. Já estávamos prevendo que pegaríamos frio e neve e…foi assim mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>