18 de abr

Os Búfalos de Marajó

Belém e Marajó

os bufalos de marajo 300x155 Belém e Marajó

Saímos de Fortaleza no dia 09 de março de 2013. Até Belém são mais ou menos 1600 km. Em Belém, já com o Hotel reservado, com GPS e tudo, custamos a achá-lo. Bem na hora da chuva, já escurecendo, rolou stress. Achamos finalmente a Pousada. Muito boazinha, mas fica muito central e as ruas são meio esquisitas. Saímos para as Docas. Tomei duas caipiroskas de bacuri e saí do ar.

No dia seguinte embarcamos nosso carro para Santarém, conforme o programado. Nos prometeram a entrega em 5 dias. Enquanto isso fomos a Marajó. Contratamos um pacotinho, ficando em uma fazenda (Fazenda Sanjo) no interior da Ilha: de 03 dias e duas noites com transporte, estadia, refeições e passeios incluídos. Muito barato! R$800,00 por pessoa.

As 04:30 da madrugada foram nos buscar. Até chegar a Fazenda Sanjo é assim: pega-se o barco para o Porto de Camará já em Marajó (03 horas de duração), de voadeira até o atracadouro da Fazenda, mais ou menos uns 50 min, daí até a sede a gente vai a cavalo e a bagagem em uma carroça puxada por búfalos.

haroldo eo bufalo marajo 2013 300x225 Belém e Marajó

A Fazenda é bonita, uma grande varanda, algumas redes, cadeiras gostosas onde ficávamos apreciando os campos alagados cheios de búfalos e muitos pássaros.

Nos esperava o Carlos, um uruguaio bom de papo, excelente cozinheiro. A vida em Marajó corre tranquila de dar preguiça de fazer qualquer coisa. A gente dorme depois do almoço e só sai para passear lá pelas quatro horas. Muito calor e muita umidade!

Não tem energia. Lá pelas cinco o gerador começa a funcionar para dar luz para os afazeres domésticos e o nosso pequeno ventilador. Os quartos são telados, a janela fica aberta, de modo que não dá para sentir muito calor.

fazenda sanjo marajo 300x225 Belém e Marajó

Fizemos passeios bem interessantes: passear nos alagados em canoa puxada por búfalos, montar búfalos, algumas cavalgadas e tocar uma manada de búfalos junto com os homens da fazenda. A volta é do mesmo jeito. Em Soure encontramos, por coincidência meu filho Haroldo que trabalha no ICMBIO, fazendo uma inspeção. Foi uma conversa mínima de uns 10 minutos. Voltamos para Belém e no dia seguinte voamos para Santarém.

Em Belém: Miriti Ecopousada 91 3252 2218. ecopousadamiriti@hotmail.com

Valeverde Turismo (Pacote Marajó e outros): www.valeverdeturismo.com.br

Fazenda Hotel Sanjo: 91 91445798. fazendasanjo@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>